Crianças tímidas

Escrito em 29/04/2022
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Gosto muito de pensar a timidez a partir do entendimento dos temperamentos. Quando usamos essa nomeação: meu filho é tímido, acabamos usando deste olhar como justificativa de determinados comportamentos e a criança acaba presa neste rotulo, porque não compreende a possibilidade de flexibilização. A criança entende que é assim e neste ponto a possibilidade de movimento se encerra.

Quando olhamos pelos temperamentos localizamos que todos eles têm seus desafios no sentido do que precisa ser flexibilizado na direção do convívio com o próximo. Se apresenta, portanto, onde está em nós e em nossos filhos o que precisa ser treinado e é neste treino diário, a cada oportunidade que a flexibilidade deste funcionamento pode acontecer.

Por isso, não vale nunca a pena rotulamos nossos filhos, esse gesto prende e exige ao invés de convidar a mudança. Tem um filho precisando treinar cumprimentar alguém, se posicionar frente a um desconforto, colocar sua opinião? Abra espaço, demonstre interesse e chame-o a cumprimentar da forma que hoje é possível. A cada dia a boa experiencia vivida neste movimento trará a notícia do quanto vale a pena e, com isso a criança, assim como cada um de nós, seguirá desenvolvendo cada vez mais recursos e se tornando flexível em seu temperamento. Flexibilidade significa não ser tomado por nossos temperamentos, não querer tudo do nosso jeito e se abrir para novas formas de agir frente a um mesmo estímulo. E você tem sido flexível? Quais os nossos desafios? Você os percebe?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.