Quando a criança mente

Escrito em 20/01/2022
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

É muito comum vermos a mentira aparecer por duas razões no comportamento das crianças. Mentem porque querem fazer o que querem, sem desagradar o adulto e mentem porque tem medo da reação do adulto frente ao erro. Querem evitar a bronca, o castigo, o grito e o tapa. Por essa razão a criança pode não se apresentar em verdade e buscar mostra apenas o que ela pensa que esperamos dela.

O resultado desta estratégia é ruim por dois motivos: A criança não aprende a noção de consequência porque, ao invés de perceber as consequências diretas de suas atitudes, aprende que seu único problema é seus pais saberem. Percepção que leva ainda a mais mentiras. Além disso, veremos um afastamento na confiança da criança de que nós, os pais, somos um lugar seguro para todos os momentos, tanto os acertos quanto os erros.

Para sairmos desta armadilha é muito importante cuidarmos das nossas reações iniciais frente a algo errado, além de usarmos melhores estratégias de correção para que a criança possa aprender que toda atitude, toda a escolha gera uma consequência e que é ela, a criança quem vai vive-la.

Neste processo de educação estamos falando de um caminhar junto que acontece no caminho, acolhendo sempre o desconforto e a dor, mas chamando nossos filhos ao crescimento. Quando caminhamos com eles nos tornaremos também um lugar seguro onde a verdade, qualquer que seja, pode ser dita porque a criança tem certeza do amor e da oportunidade de aprendizado que ali se apresenta e que ela viverá apoiada por nós. Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.