Temperamentos

Escrito em 16/12/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Quando pensamos em temperamento podemos olhar por duas perspectivas: Sou assim e, por isso minhas atitudes são essas, ou podemos conhecer, compreender nosso funcionamento exatamente para flexibilizarmos, para descobrimos novas formas, para que possamos agir sustentados em bons princípios e valores e não mais no nosso querer simplesmente.

Tudo isso nos leva na direção de compreendermos que nosso jeito é só um jeito e não o único jeito de fazermos as coisas. Me encanta olhar por essas possiblidades porque, neste olhar, somos convidados a nos alegrarmos em nossas diferenças. Podemos aprender novas formar, podemos não mais sermos tomados por nossos temperamentos e podemos agir de forma consciente e cuidada. Aprendermos juntos é o melhor presente e, quando vivemos isso, saímos da disputa tão constante entre nós e descobrimos juntos uma forma incrível de caminharmos pela vida. Já pensou no marido ou na esposa, não é mesmo?

Com os nossos filhos essa dinâmica também acontece dentro do processo de educação. Nossos filhos também possuem um temperamento e podemos justificar suas atitudes neste temperamento, no sentido de rótulo, ou podemos conhecer, aprender e convidar nossos filhos a novas forma mais flexíveis para lidar com as situações da vida e nossas interações humanas. Esse caminho é incrível porque estamos todos aprendendo pais e filhos. Mais flexibilidade significa mais escuta e maior possibilidade de consideração! EU AMO!

Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.