Crianças com temperamento introvertido

Escrito em 29/09/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

As crianças possuem temperamentos e como nós, se qualquer temperamento estiver inflexível, a conta chega. Ou agrediremos quem está a nossa volta, ou a nós mesmos. Uma criança inflexível em sua extroversão muito baixa pode ter muita dificuldade para socializar. Nós podemos ajudá-la quando proporcionamos oportunidades de flexibilização desta postura enrijecida. Todos nós em nossos temperamentos temos o desafio de sermos mais flexíveis afinal essa é postura necessária para a convivência entre nós. Somos diferentes e quanto mais flexíveis mais trocas e aprendizados viveremos juntos.

Como podemos flexibilizar uma extroversão baixa? A pessoa com baixa extroversão precisa de um ambiente seguro para se abrir, é a pessoa de poucos e muuuuito bons amigos, mas pode ter dificuldades em ambientes novos ou com muitas pessoas. É muito desafiador estar no centro da atenção de muitas pessoas, mas no encontro com poucas pessoas tem grande entrega e profundidade nas suas relações.

Sabendo disso, podemos sempre auxiliar neste processo. Alguns exemplos: Aprofundar amizades é um ponto importante para as crianças com esse temperamento e fazer esse movimento na escola no meio de todos é mais difícil, por isso convidar um ou dois amigos em casa ou para um passeio é uma ótima estratégia. No ambiente seguro de casa essa relação pode ganhar profundidade e depois se estender a novos ambientes.

Outro ponto é chegar cedo nos lugares assim, a criança pode conhecer e acompanhar as pessoas chegando. Esse ponto é tão simples, mas faz uma imensa diferença. É preciso atenção porque as crianças deste temperamento originalmente brincam bem sozinhas e no propósito de flexibilizar esse funcionamento é importante que sejamos bom estímulo no contato com outras crianças.

Neste processo veremos abertura e muita alegria nesta caminhada. Lembrando que todos nós temos dominância, extroversão, paciência e análise em alguma medida. O ponto da flexibilidade é agirmos com possibilidade de escolha frente aos estímulos e não sendo regidos por nossos temperamentos em rigidez.  É sobre flexibilidade e escolha. Todos vivemos esse desafio e poder acompanhar as crianças nesse processo é lindo demais.

Vamos juntos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.