Teimosia, Desobediência e Rebeldia

Escrito em 08/07/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Compreendermos o que se passa dentro das crianças faz toda a diferença para que o processo de aprendizado aconteça. Talvez um dos momentos mais difíceis sejam os momentos de teimosia, rebeldia e desobediência. Porém, quando compreendemos o quanto queremos agora e do nosso jeito e as crianças também, podemos sair de uma armadilha muito comum nesta caminhada. Saímos do piloto automático da nossa expectativa como pais, que certamente nos levam a frustração. Além disso, podemos viver a saída do espaço onde tomamos tudo como pessoal e concluímos, julgamos com toda a exigência decorrente desse processo.

Quando compreendemos que o que acontece com os nossos filhos faz parte do processo de aprendizado, quando percebemos que os desafios que enxergo neles também possuo no meu coração, podemos olhar para todas essas situações como oportunidade e não mais como erro, ou culpa trazidos pela ideia do quanto as crianças já deviam saber e nós já deveríamos ter ensinado.

Esse espaço nos convida ao acolhimento e ao mesmo tempo ao convite ao aprendizado, a reponsabilidade e a realidade de que nós não teremos tudo o que queremos. Isso é bom! É bom porque atrela a liberdade a responsabilidade, nos convida a um bem maior ao invés de andarmos em busca de realizarmos desejos da ordem do bem-estar imediato.

O choro virá, mesmo no aprendizado, mas nosso olhar para isso pode mudar quando compreendemos que esse desconforto, a dor de encontrar a realidade de que nem tudo será como quero, prepara de fato, nossos filhos para a vida. Por isso, um dos grandes desafios é não nos relacionarmos com o choro em si e sim, com a sua causa. Normalmente a frustração de um querer. Com compaixão e acolhimento podemos sempre acolher e convidar para a vida acontecendo. Esse espaço ensina a consideração pelo outro, a noção de regras de convívio, a conquista da liberdade pelos bons caminhos, bons frutos que serão colhidos nesse plantio que muitas vezes tem espera, nãos, dedicação, esforço e o relacionamento com as pessoas a nossa volta.

Nesse caminho de acolhimento e compaixão podemos amar quando, ao lado dos nossos filhos nesse aprendizado, estamos dizendo, é difícil, eu sei, mas você não está só lidando com isso. Seremos um norte firme neste convite que tanto nos chama a sair do querer e da centralidade da vida, mas que com todo amor, dizemos, você não está só e a colheita valerá a pena.

É preciso coragem da nossa parte, mas acredite, vai valer a pena!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.