Desenvolvendo autonomia nos estudos

Escrito em 06/05/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Muitas vezes acompanhando nossos filhos no processo de desenvolvimento de autonomia nos estudos acabamos caindo em duas armadilhas muito comuns.

Partimos para uma postura garantidora onde fazemos nossos filhos fazerem, ou fazemos por eles e garantimos que tudo esteja bem. Ou soltamos nossos filhos para se autogerenciarem quando ainda não possuem autonomia para isso.

 O que vemos como resultado são duas posturas. Com a garantia veremos surgir uma postura de descompromisso e irresponsabilidade, afinal alguém está cuidando para mim. E quando não os acompanhamos acabam distantes da autonomia por um outro caminho, pois acreditam que não conseguem ou não são capazes.

Acompanharmos nossos filhos é um lindo processo, mas para isso precisamos compreender que vamos caminhar acompanhando o voo deles. Não faremos por eles, nem os deixaremos sós. Na prática, podemos ajudar na organização, na checagem do cumprimento de suas tarefas, no acolhimento do querer versus o que precisa ser feito e também no convite da entrega do melhor possível. Acertos e erros fazem e farão parte desse caminhar e nosso papel é ajudá-los a perceberem as informações contidas nos resultados obtidos. No acerto quais atitudes podem manter nas próximas oportunidades e nas falhas quais atitudes podem ser diferentes com o aprendizado adquirido.

Nesse lugar, o valor está na entrega e os resultados não contam mais do valor e sim , são fonte preciosa de informações para seguirmos em frente.

Conosco em nossas atividades acontece assim também. Você já reparou? Nesse caminho saímos da expectativa de que já deveríamos saber ou conseguir e nos abrimos para a alegria de aprender.  Vamos juntos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.