Oi gente, tudo bem?
Depois que comecei a estudar os temperamentos fiquei encantada ao perceber que não existe o melhor temperamento, mas o quanto qualquer temperamento quando inflexível acaba por desconsiderar ao próximo de alguma forma.
Todos nós estamos aprendendo e lidando com o fato de que nossas relações acontecem entre pessoas diferentes. Somos diferentes e o grande desafio está em considerarmos o outro sem nos desconsiderarmos. Essa postura pede flexibilidade. Ser flexível nos convida a escutar as necessidades do outro, comunicarmos as nossas necessidades e juntos encontrarmos soluções que considerem a ambos. Aprendizado diário por aqui, e por ai?
Quando adotamos uma postura inflexível interrompemos a conversa. Queremos do nosso jeito e pronto, olhamos para o diferente com crítica, julgamos e acabamos cheios de razão. O problema é que o outro também permanece no mesmo lugar e assim, a distância acontece em nossas relações. Nós agredimos, justificamos a nossa agressão na atitude alheia e inflexíveis acabamos todos sós.
Por isso mais uma vez te faço o convite: Somos todos falhos buscando fazer o melhor possível. Por isso, vamos, só por hoje, fazermos o melhor possível, cuidando do que sai da nossa boca, comunicando e ouvindo as necessidades e na ocorrência de uma agressão, vamos pedir perdão. Vamos? Comece, vamos cuidar da nossa parte e se surpreenda! Estamos juntos!
Com amor, Dani
Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.
Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.