Por que as crianças e adolescentes mentem?

Escrito em 28/07/2022
Daniella Faria


Oi amores! Espero que este texto te encontre bem!

Quando as crianças mentem nosso coração aperta, não é mesmo? Como resultado, nos sentimos inseguros a respeito da nossa relação, como confiar depois da mentira?

A mentira é um artifício que a criança usa na intenção de fazer o que quer e, ao mesmo tempo, não nos desagradar. Parece fazer o que é esperado, mantém sua imagem perante o adulto. Faz isso, porque quer fazer o que quer e tem medo de perder valor, amor. Por isso, busca preservar sua imagem com a mentira.

A ótima notícia é que a mentira tem mesmo perna curta. A verdade existe e sempre aparece. Para ajudar as crianças nesta importante oportunidade de aprendizado, precisamos compreender esse processo para agirmos na direção do desenvolvimento da verdade entre nós.

Nesta situação podemos mostrar o quanto a verdade aparece, contar para as crianças como fica abalada nossa confiança com a mentira e combinar que cuidaremos sempre juntos do que é possível de ser feito perante esse querer.

A mentira também acontece quando a criança erra e, por medo da nossa reação, usa da mentira. Se esse for o caso, podemos sempre combinar que vamos cuidar da nossa resposta perante situações difíceis para que a criança sempre possa se abrir conosco. Além disso, erros e acertos, os resultados não contêm o nosso valor, por isso comunicar nosso amor, acolher e estar com eles nos momentos de bons resultados e nos momentos mais desafiadores fazem com que nossa relação seja próxima e a mentira jamais um caminho entre nós. Seguimos juntos fazendo o melhor possível e aprendendo sempre.

Vamos juntos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.