Como conversar sobre sentimentos e emoções com as crianças?

Escrito em 25/07/2022
Daniella Faria


Oi meus amores!

Falar sobre as emoções com nossos filhos pode ser bem desafiador. Normalmente, caímos em duas armadilhas: minimizamos os sentimentos e tentamos tirar nossos filhos deste momento de forma artificial. Distraímos do desconforto, da dor, da tristeza e raiva pela frustração vivida. O ponto é que quando fazemos isso não estamos acompanhando nossos filhos no processo de aprendizado para lidar com as emoções.

 Solucionamos para eles na intenção de acabar com o desconforto e com isso, acabamos não acolhendo-os neste momento, nem acompanhando o aprendizado de que as coisas não acontecem sempre como gostaríamos, além da oportunidade de percepção de necessidades perante a situação.

Nossos sentimentos são importante informação para navegarmos pela realidade da vida e em nossas relações. Caímos, muitas vezes no equívoco por conta do nosso coração centralizado de, ao invés de questionarmos a nossa centralidade, explodirmos nossas frustrações em quem está a nossa volta quando a realidade não acompanha as nossas expectativas.

Quando compreendemos essas dinâmicas, ao invés de questionarmos a realidade passamos a questionar nosso próprio coração e isso nos possibilita encontrar a realidade e o outro não mais de um lugar de razão e sim, de abertura a construção de uma relação que considere todas as necessidades com escuta e respeito. Com os nossos filhos, podemos ser acompanhantes de voo neste lindo aprendizado que sempre nos convida a cuidar de fazermos o melhor possível sempre cuidando das nossas atitudes, palavras e ações. Encontre seu filho na dor, no desconforto e junto com ele convide-o a perceber que a realidade não segue nosso script, mas sempre podemos comunicar as nossas necessidades e dar ao outro a oportunidade de nos considerar também. Nossas relações são oportunidade constante desse treino, considerar o próximo e comunicar necessidades.

Vamos juntos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.