Menos controle e mais relacionamento

Escrito em 20/06/2022
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Nossas relações são oportunidades constantes de aprendizado em nossas vidas! Normalmente, queremos controlar para que tudo seja do nosso jeito ou para que tudo siga o nosso script. Quando falo tudo isso inclui o outro, o próximo com quem você convive.

Partimos então para controlar, para fazermos o outro já ser quem gostaríamos que fosse.

Acabamos exigindo, tratando das dificuldades alheias como algo simples e nos esquecemos das nossas dificuldades. Algo muito simples para nós pode ser o maior desafio de alguém, algo muito difícil para nós pode ser a facilidade de alguém. O fato é que todos estamos aprendendo, todos temos facilidades, habilidades e dificuldades e desafios. E o grande presente é convivermos e experimentarmos, exercitarmos a misericórdia e a compaixão uns com os outros.

O convite de hoje é para que olhemos para a dificuldade de alguém pela porta das nossas próprias dificuldades. Essa postura nos retirara da prepotência, da exigência e da hipocrisia com que olhamos os erros alheios. A compaixão e a compreensão se transformam num convite muito mais potente para aquele que enfrenta o desafio, afinal, estamos olhando esse momento como oportunidade e não como algo que você já deveria saber ou dar conta.

Nesse sentido, iremos nos relacionar com as pessoas diferentes de nós nos amarmos em cada oportunidade seja nos desafios ou facilidades que encontraremos pelo caminho.

Na relação se torna possível aprendermos juntos, ouvirmos dicas, descobrirmos novas formas. Na exigência a relação fica apertada e o que fica é a notícia de que você já deveria saber o que ainda está aprendendo. Como anda o nosso olhar para esses momentos? Será que conseguimos lidar com esse desafio em nós primeiro?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.