O que fazer quando meu filho está com medo?

Escrito em 02/06/2022
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Eu não sei vocês, mas acompanhar as crianças com medo sempre foi um aperto no meu coração. Como tem sido por aí? Muitas vezes parece que não conseguimos encontrá-los neste lugar e acabamos tentando duas estratégias: ou tiramos o peso e as crianças acabam se sentindo equivocadas de sentirem-se assim. Outras vezes nos amedrontamos com eles e acabamos colaborando para o medo crescer.

Compreender o processo do medo em nós e neles nos possibilita acolhê-los, compreender o que está acontecendo em seu processo mental e chamá-los a realidade do que de fato precisamos ou não cuidar.

O mais importante é estarmos com eles juntos neste processo em amor.

Quando constatamos a vulnerabilidade que somos, vemos surgir ansiedade, tentativa de controle e medo. Quando compreendemos a potência de fazermos o melhor possível hoje com toda a responsabilidade e aprendizado, podemos sair da lógica do controle e, um dia de cada vez, cuidar da nossa parte.  Caminhar com as crianças neste processo de aprendizado emocional é lindo e sempre um convite para também compartilharmos da fé! Dentro da cosmovisão Cristã, a certeza de não estarmos sós, nãos termos controle, mas Deus ter todo o controle é paz que podemos descansar em todos os momentos em nossas vidas. Juntos pelo caminho, veremos crescer responsabilidade, proximidade, amor e fé.  Trabalho diário em nossos corações e dos nossos pequenos também.

Com amor Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.