Receptividade para a fala dos nossos filhos

Escrito em 01/06/2022
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Muitas vezes nossos filhos vêm falar sobre algo importante conosco e o que acontece? Nos assustamos e logo partimos de forma reativa para as duas armadilhas mais comuns: partimos para resolver (superproteger) ou partimos para a exigência e para as estratégias de força para fazerem eles fazerem. Com esta resposta, normalmente veremos um afastamento dos nossos filhos, principalmente nos momentos mais desafiadores.

Nossa receptividade é importante para que nós possamos seguir sendo um lugar seguro para nossos filhos em qualquer circunstância! É fácil cuidar da nossa resposta? Não, mas é possível. Nós também podemos aprender quais as questões mais desafiadoras para nós, podemos reconhecer quando nos assustamos e podemos aprender a cuidar desta recepção.

Cuidamos quando deixamos claro o quanto são amados e o quanto estamos juntos deles para todo e qualquer aprendizado.

Mas Dani, como que eu faço!? Primeiro passo pergunte-se: eu passo por essa situação ou esse desafio hoje, como adulto? Sua resposta provavelmente será, sim!  Depois de localizar os nossos desafios, é momento para acolher os nossos filhos. Para isso, basta nos lembrarmos do quanto estamos todos fazendo o melhor possível e o quanto estamos todos aprendendo! Acolher e compreender é o primeiro passo. Depois podemos ajudá-los a compreender as oportunidades de reconciliação e aprendizado. O que você aprendeu que deu certo ou errado que você pode manter ou transformar na próxima oportunidade logo ali?

Experimente esse olhar para o seu próprio dia a dia! Treine localizar os aprendizados na sua própria existência e, além de toda a compaixão e compreensão, seremos também capazes de ajudá-los a navegar com o aprimoramento de suas palavras, intenções e ações! Com o aprimoramento de nossos corações!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.