Paciência

Escrito em 25/05/2022
Daniella Faria


"Paciência é um espaço bem apertadinho onde podemos refletir e agir ao invés de reagir."

Oi, gente linda!

Paciência, quem está precisando por aí? Quando compreendemos que paciência é o tempo entre o estímulo que recebemos e nossa resposta, podemos cuidar para não mais reagirmos e sim, escolhermos como agir nestes momentos.

É verdade, às vezes esse espaço entre estímulo e resposta, este espaço de tempo, parece tão apertadinho, mas podemos trabalhar a nossa paciência, este tempo, com alguns pontos de atenção.

A atitude do outro não é pessoal contra nós, por isso atenção para não concluirmos suas intenções. Quando agimos a partir dessas conclusões, certamente agredimos pensando que há a necessidade de se defender.

 Partir da premissa de que o outro está fazendo o melhor possível, porém também é falho, nos coloca numa postura de compreensão e não de frustração. E por último, atenção às nossas expectativas e com o nosso coração centralizado. Expectativas de como o outro deveria ser nos levam a frustração e a descarga reativa de raiva.

 A irritação e o desconforto apontam também necessidades, comunique de uma boa forma, afinal, o outro não lê pensamentos e nós não temos o script de tudo em nossas mãos. Com auto-observação e tempo, seremos capazes de cuidar da nossa parte e comunicar necessidades e desconfortos com respeito.

Esse é um aprendizado diário para todos nós, vamos juntos? Um dia de cada vez, fazendo o melhor possível, cuidando de nossas palavras, atitudes e intenções e, caso saia uma descarga reativa de raiva, peça perdão e diga de uma forma melhor o que precisa. Assim, junto daqueles que mais amamos, veremos crescer escuta, respeito, proximidade, amor e a alegria de aprendermos juntos a conviver.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.