Só ouço reclamações sobre o comportamento do meu filho

Escrito em 12/05/2022
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Como ficamos tristes quando isso acontece, não é mesmo? Mas hoje quero nos convidar a refletir sobre o quanto essa reclamação também nos conta a respeito da exigência de performance perfeita, expectativa e frustração daquele que reclama. Quando ouvimos a reclamação temos dois caminhos: O primeiro e automático é cairmos direto na exigência de que a criança já deveria ter outro comportamento e nós já deveríamos ter ensinado. Acabamos tentando garantir que não aconteça mais e como estratégias de correção usamos estratégias de força. Esse caminho nos coloca distantes das crianças e da outra pessoa com quem a criança também convive. Buscamos também a performance perfeita, nos envergonhamos de não sermos perfeitos e nossos filhos também. Nos sentimos sós, errados, sem saída. Esse lugar machuca bastante e nos retira adultos e crianças da oportunidade de aprendizado.

Existe outro caminho e ele é lindo demais!!! Podemos receber essa fala compreendendo o quanto essa outra pessoa também se exige e juntos, somando força, alinhando a forma, compreendendo a necessidade da criança, podemos ajudar nesta oportunidade de aprendizado que está situação proporciona. 

Compartilharmos nossa vulnerabilidade e o quanto estamos todos aprendendo, nos coloca juntos na mesma direção. E quando a reclamação chegar fica fácil dizer: Está difícil mesmo, também tenho percebido esse comportamento, como podemos trabalhar juntos para ajudar a criança?

Que presente viver essa parceria, é amor e o caminhar jamais solidão. Vamos juntos? O que tem sido desafiador por aí? Me escreve aqui nos comentários! Você tem feito se colocado vulnerável nestes momentos e montado parcerias?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.