Sou mãe e posso viver um dia de cada vez

Escrito em 07/05/2022
Daniella Faria


Oi, amores, tudo bem!?

Penso que a maternidade é uma das experiências que mais nos retiram do momento presente.

Na lógica da exigência do que nossos filhos já deveriam saber e nós já deveríamos ter ensinado, estamos presos ao passado. Presas por essa postura que traz tanta culpa e nenhum movimento. É possível ver centralidade neste processo, porque estamos preocupadas com a performance que deveria ter sido perfeita. Imóveis, nos cobramos e cobramos quem mais amamos.

Outro lugar bem comum é o futuro. No medo de doermos por vê-los doer, partimos com todo o empenho para garantir através da tentativa de controle que tudo tem que dar certo. Preocupadas com o futuro, nos antecipamos e olhamos para desafios do presente com a lente da possibilidade de futuro mais trágica. A famosa frase: se nesta idade está assim, na adolescência será uma tragédia etc. Essa estratégia nos retira do presente e faz com que nossa correção para algo hoje, do tamanho de hoje, seja feita com a métrica deste futuro trágico rodando em nossas cabeças. No medo do futuro caímos na correção pela força e pelo controle que novamente nos retiram, crianças e adultos, do aprendizado de hoje.

Neste um dia de cada vez temos inúmeras oportunidades de aprendermos juntos com nossos filhos, de chamá-los ao movimento de responsabilidade em todas as oportunidades.  A cada situação plantamos bons valores e princípios e usamos de boas estratégias de correção para que neste desafio pequenino, aprendam para que o grande jamais aconteça. Só por hoje é tudo que temos em todos os sentidos, pode ser assustador, mas é um presente. Oportunidade de aprendermos, fazermos nosso melhor possível sempre! Nosso aprimoramento e o aprimoramento de nossos filhos seguem firmes a cada dia.

Vamos juntas?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.