Assim as crianças não aprendem

Escrito em 28/04/2022
Daniella Faria


Oi amores!

Na lógica do faço você fazer, estamos sempre usando de estratégias de força como o castigo, a ameaça, o grito ou o tapa. Pode até ser que num primeiro momento a obediência apareça, mas num segundo momento veremos surgir resistência e a disputa de força.

A criança não aprende a noção de consequência de suas atitudes e acaba compreendendo que só precisa fazer sua parte na força do adulto. Ou compreende que se evitar que o adulto saiba de suas más escolhas, nada lhe acontece, o que não é verdade.

Vemos a resistência crescer e a distância entre nós também.  A disputa de força conosco passa a tomar conta de nossa rotina em família e usamos nesta lógica, cada vez mais força para o mesmo resultado. Veremos mais resistência, mais embate neste ciclo sem fim.

 Existem outros caminhos como o acolhimento, o Ou Você, a aplicação de consequências diretas, os combinados e tudo isso aplicado a lógica da oportunidade de aprendizado presente em todas as situações.

Vamos juntos por esse novo caminho? Veremos crescer nas crianças a responsabilidade, a noção de consequência, a consideração com os outros neste processo e o desenvolvimento de bons princípios e valores, aplicados a suas atitudes, palavras e intenções. Acompanhá-los neste caminho acontece todo dia e a cada passo seguiremos próximos e sendo um lugar seguro na vida de nossos filhos!

Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.