Desenvolvendo responsabilidade

Escrito em 26/04/2022
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Às vezes pensamos que nosso papel no desenvolvimento da responsabilidade dos nossos filhos está em cobrarmos que façam, mas hoje quero nos convidar a uma reflexão.

A palavra responsabilidade tem origem no latim, respondere que significa a capacidade de responder pelos próprios atos, o que tem tudo a ver com a noção de consequência. Você já reparou?

Queremos que nossos filhos sejam responsáveis, mas não queremos viver com eles o processo no desenvolvimento desta postura. Neste sentido, podemos cair na armadilha de garantir que façam ou mesmo garantir que não venham a falhar. Quando fazemos isso estamos retirando nossos filhos da oportunidade de aprendizado.

Nosso papel é chamá-los a entregarem o melhor possível e acompanhá-los na colheita de informações nos resultados obtidos. Boas consequências nos estudos, por exemplo, nos informam: continue assim está funcionando. Consequências, resultados ruins também nos informam: Precisa estudar mais, mudar a estratégia do estudo, tirar dúvidas ou quem sabe, ter mais calma na hora do teste e assim por diante.

Quando nos colocamos como acompanhantes de voo, podemos compreender que o processo do desenvolvimento da responsabilidade é consequência de uma caminhada onde, esse convite, é feito em toda oportunidade, tanto com resultados bons quanto ruins. Isso nos retira da garantia, da expectativa da performance perfeita, da exigência de que já deveriam saber e nós já deveríamos ter ensinado. Esse olhar repleto de exigência prende no passado e não convida ao aprendizado.  Quando compreendemos tudo como oportunidade de aprendizado, nos colocamos juntos, como um grande colo, e principalmente um grande convite ao aprender para a próxima oportunidade logo ali.

Vamos um dia de cada vez?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.