Fazer eles fazerem

Escrito em 06/04/2022
Daniella Faria


Oi, tudo bem com você?

Quando chegamos repletos de expectativa, normalmente nos frustramos ao constatarmos com a realidade. Frustrados partimos para exigir que nossos filhos já agissem de acordo com o nosso script e nos afastamos da oportunidade de aprendizado que se encontra ali naquele minuto. Frustrados usamos de ferramentas que buscam fazer nossos filhos fazerem. Ferramentas como a ameaça, o castigo, o grito ou o bater. Conseguiremos a obediência num primeiro momento, mas veremos crescer resistência por parte das crianças, veremos crescer o embate e na próxima oportunidade normalmente, será necessária uma força maior da parte do adulto para obter a mesma resposta.

Quando compreendemos nossos filhos e usamos de ferramentas que chamam a responsabilidade como os combinados, o “Ou você” e a aplicação de consequências diretas, mostramos para as crianças que suas escolhas têm consequências.

 No desconforto de uma consequência ruim, veremos plantadas as sementes da possibilidade de uma escolha melhor na próxima oportunidade. Nosso papel é acompanhá-los e acolhê-los neste processo para que possam crescer ganhando liberdade sempre com toda a responsabilidade, além de bons valores e princípios.

No processo que vamos viver com eles ao caminhar pela vida, veremos a cada situação uma oportunidade de as crianças aprenderem o que precisa ser feito e o quanto fazer o seu melhor possível vale muito a pena, pois começam a viver a consequência do bem maior em suas próprias vidas. Que seja assim!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.