Não faça pelo seu filho

Escrito em 11/01/2022
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Às vezes é a pressa, às vezes falta de paciência para o tempo do outro, outras vezes queremos do nosso jeito mesmo e passamos por cima de uma oportunidade de aprendizado e de treino de autonomia dos nossos filhos. Já percebeu isso acontecendo? Quando essa postura se concretiza, virá rotina e nós vamos garantindo que tudo ande nos trilhos, vemos nossos filhos mais dependentes de nós e menos autônomos em suas responsabilidades.

Acompanhar o voo dos nossos filhos significa chamá-los a cuidar de sua parte e, enquanto acompanhantes, usamos de acertos e erros como informações para chamá-los a aprender com a situação e a fazerem o melhor possível na próxima oportunidade, logo ali.

Para isso, é importante realizarmos que neste cotidiano, esse aprendizado constante é parte do caminho e que juntos, veremos nossos filhos cada vez mais capazes e com mais recursos para cuidarem de suas responsabilidades. É processo, não para nunca, estamos todos aprendendo todos os dias.

Olhar por essa perspectiva nos retira da expectativa, frustração e exigência e, nos coloca ativos no presente e em vivermos a linda oportunidade de aprendizado que se apresenta. Estamos juntos, acompanhando, mas não fazemos por eles.

Fora que, quando pegamos tudo na intenção de garantir que tudo funcione, logo exaurimos e partimos para cobrar quem está a nossa volta.

Pelo caminho do aprendizado diário e na responsabilidade de entregarmos o melhor possível caminharemos juntos com compaixão, compreensão, amor e sempre certos de que o aprendizado é boa semente para a próxima oportunidade de entregarmos o melhor possível logo ali. Vamos? um dia de cada vez? Me conte como você percebe esse processo?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.