Mesada

Escrito em 10/12/2021
Daniella Faria


Oi amores,

A educação financeira é um ponto importante do processo de educação. Gostaria de te convidar a refletir sobre esse tema. Muitas vezes damos a mesada para as crianças no propósito de que consigam administrar seu dinheiro e principalmente seus desejos. Mas será que isso funciona? Pensamos que com a mesada a criança se tornará capaz de esperar, de se dizer não para algo que deseja para alcançar um bem maior.

Minha pergunta é: Será que com o dinheiro ganho sem esforço essa espera quebra a lógica do desejo. Por aqui não funcionou, mesmo esperando ainda era sobre ter e sobre comprar e não sobre guardar. A lógica da mesada pode nos levar a armadilha da criança contar com a mesada e estar ainda mais inserida no mundo do desejo. O que não nos leva a uma boa direção.

Outro caminho que vejo acontecer é atrelarmos o ganho financeiro às obrigações do cotidiano. Com isso, caímos em mais uma armadilha porque o que era um dever passa a ter um valor. Ex. deixo de ganhar 1 real para realizar o dever de arrumar minha cama e com isso, a cama arrumada passa a ter preço que a criança muitas vezes, se propõe a pagar e com isso, a cama vive desarrumada.

A educação financeira está ligada a um caminhar e a entrega do melhor possível com esforço. Por isso, um caminho que tenho visto mais eficiente é convidarmos as crianças a algumas tarefas fora de seus deveres cotidianos e, por essa tarefa, além de todo reconhecimento emocional, o reconhecimento financeiro também pode acontecer. Não para todas as tarefas extras, mas em algumas ocasiões. Além desta estratégia podemos convidar as crianças a empreenderem. É lindo de ver a criatividade acontecendo nesta área. A famosa vendinha de brigadeiro na praça da cidade, ou oferecer passear o cachorro da vizinha, dentre outras possibilidades.

 O ganho financeiro após o esforço empenhado convida a criança a verdadeiramente compreender o valor do dinheiro, não está no valor da nota e sim, em toda a entrega de esforço que fez anteriormente. Este estímulo fará com que a criança lide com esse mesmo dinheiro de uma forma completamente diferente. Experimente e depois me conte como foi.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.