Autoridade

Escrito em 08/12/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Eu não sei vocês, mas às vezes eu me atrapalho toda querendo ser obedecida ou querendo ter a autoridade sem percorrer o caminho para isso. É muito comum nós soltarmos a frase: “você tem que me obedecer”. É verdade, as crianças precisam obedecer a seus pais, mas quando colocamos a obediência na frente como uma imposição, dificilmente teremos a obediência e respeito das crianças. Ou, podemos até ser obedecidos pelo medo que estão sentindo frente ao uso da força que empenhamos. Porém, quando não estamos por perto bons valores e princípios podem não estar presentes.

Isso acontece porque acabamos agindo pelo caminho do eu faço você fazer, pela exigência de como você deveria agir, pelo espaço de ameaça, ao invés de nos relacionarmos em cada situação como direcionamento e oportunidade.

Nesta postura que direciona somos o convite à reflexão e a responsabilidade pela sua parte. Estamos caminhando ao lado em cada oportunidade de aprendizado.

 Quando nos aproximamos dos nossos filhos na premissa de que estão fazendo o melhor possível, estão aprendendo, são falhos e centrais no seu querer, assim como nós, podemos olhar para qualquer momento desafiador com misericórdia e compaixão.

Quando vivemos acolhimento com nossos filhos, quando compreendemos seu coração falho, quando corrigimos a rota em amor através de ferramentas que convidam a responsabilidade e reflexão para a próxima vez, veremos surgir a obediência e o respeito tão esperados. É possível e lindo de viver. Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.