Como ser ouvida?

Escrito em 24/11/2021
Daniella Faria


Oi, tudo bem?

Nossa comunicação faz toda a diferença no dia a dia em família. Quando fazemos pedimos ao invés de exigirmos, a possibilidade de sermos considerados aumenta de forma significativa, porém, é verdade, vamos também encontrar resistência. Isso acontece porque todos nós queremos fazer o que queremos e não o que precisamos, as crianças também.

 O processo de educação passa profundamente pelo aprendizado de fazer o que é preciso e não somente o que desejamos. E para isso, podemos usar de estratégias melhores para que a criança possa perceber que o bem maior do fazer o que é preciso, vale a pena.

 Esse processo é diário e exige de nós paciência e a certeza de que o processo acontece com consistência da nossa parte, constância e a tão importante construção da noção de consequência. O “ou você “é uma ferramenta muito eficiente para chamarmos as crianças à responsabilidade e aplicarmos as consequências das escolhas que fizeram dentre as opções que demos.

Neste processo a criança aprende que toda ação tem consequência e passa a refletir sobre suas escolhas com mais consciência. Vamos juntos, um dia de cada vez? É o que temos, que bom.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.