Bom exemplo

Escrito em 16/11/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Somos exemplo, é verdade. Você já sentiu esse lugar como um peso? Normalmente, esse peso está relacionado a exigência de performance perfeita que colocamos em nós para que possamos ser o exemplo de quem faz tudo certo para os nossos filhos. O fato é que erramos, falhamos, estamos também aprendendo.

Quando tentamos manter a imagem de quem faz tudo certo, acabamos hipócritas e justificando nossas atitudes nas atitudes alheias, disfarçamos. Será que percebemos que quando agimos assim, estamos também sendo exemplo de como lidamos com as nossas atitudes falhas? Eu não sei vocês, mas eu sempre tive a pretensão de que quando eu protegia a minha própria imagem de mim mesma, os outros acabariam vendo só o que eu também enxergava, ou evitava ver. Mas não funciona assim, que bom.

Falo muito de colocarmos a lupa em nosso coração porque a todo momento há o espaço de escolha do que faremos, de quem seremos frente ao que nos aconteceu, ou frente a um estímulo desafiador. É verdade, é difícil demais não reagir, mas é possível. E um dos primeiros passos é nos responsabilizarmos pelas nossas atitudes. Quando fazemos isso, estamos com toda a humildade olhando para as nossas ações, encarando o desconforto como informação, reconhecendo necessidades, melhorando nossa comunicação e dando a chance em nossos relacionamentos de vivermos consideração.

Neste sentido, seguimos também exemplo, mas nos tornamos exemplo de como lidamos com a vida real que somos, exemplo de humildade, perdão, compaixão, aprendizes que somos. Neste espaço nossos filhos não precisam mais editar a vida para nos mostrar, podem se encontrar conosco neste espaço de dor que reconhecem em nós. Podemos nos encontrar na dor. E minha filha me disse um dia: “Hoje somos próximas porque posso compartilhar com você meus acertos e erros, porque você me escuta do lugar de quem também erra.”

Como lidamos com nossos erros e os erros alheios? Quem somos nós, que exemplo temos sido nestes momentos? Vamos viver compaixão, misericórdia, amor, perdão e aprendizado juntos? É libertador nos encontrarmos no Amor. Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.