Ferramentas para o processo de educação

Escrito em 10/11/2021
Daniella Faria


Olá amores, tudo bem?

Existem muitas ferramentas que podemos fazer uso no processo de educação. Hoje gostaria de te convidar a reflexão do quanto a utilização de um grupo ou outro de ferramentas costumam indicar de que lugar estamos partindo e com qual propósito.

É importante percebermos nossa condição interna, intenção e ação quando nos dirigimos as crianças porque podemos ir para um lugar muito diferente do que pretendemos. Explico!

Normalmente quando fazemos uso de ferramentas que fazem nossos filhos fazerem, acabamos partindo de um lugar interno de frustração frente a uma expectativa. Frustrados ameaçamos no Se você, gritamos, batemos ou colocamos de castigo. Recursos de força para, pelo medo, obtermos obediência. O ponto é que neste caminho veremos as crianças desenvolverem resistência, uma vida paralela na intenção de evitar a punição, baixa noção de consequência e a necessidade de mais intensidade do adulto para a execução dos mesmos comportamentos. Precisa gritar cada vez mais e mais alto para o mesmo resultado. O propósito acaba sendo garantir pela força e performance do adulto e, normalmente, neste ciclo, acabamos distantes quando poderíamos ser lugar seguro para nossos filhos.

Ser lugar seguro numa caminhada de aprendizado é andar ao lado, acolher, compreender, amar e corrigir em amor.  Corrigir com a compaixão e misericórdia que tanto precisamos também.  Neste sentido, o momento presente e todos os erros e acertos são oportunidades de aprendizado. Caminhar junto nos traz a notícia do quanto todos, inclusive os adultos, também estamos caminhando e aprendendo todos os dias. Quando compreendemos o caminhar, podemos nos utilizar de ferramentas que convidam a reflexão, ao aprendizado, ao profundo conhecimento de nosso funcionamento, ao convite à responsabilidade, perdão e aprendizado de bons princípios. Neste caminho, não estamos sós, o Amor que nos amou primeiro nos acompanha, é sustentação e ação em nossos corações.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.