Poder de escolha

Escrito em 11/10/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Normalmente colocamos toda a nossa atenção nos estímulos, estamos focados no que o outro fez ou faz. E nossa vontade é sempre que o outro mude para que depois possamos cuidar da nossa postura. 

Viktor Frankl nos convida a esse espaço, espaço de paciência, espaço de tempo que existe entre o estímulo recebido e nossa resposta. Quando nos damos conta de que nossas atitudes, intenções e palavras contam do que está no nosso coração recebemos o desafiador convite de cuidarmos de como agimos frente a qualquer estímulo. Esse é nosso pedaço, nossa responsabilidade e quem de fato somos no mundo. 

Normalmente justificamos essas situações reconhecendo nossa impaciência, mas hoje quero te convidar a perceber que esse processo é um aprendizado constante. Nossas atitudes agressivas contam da frustração de uma expectativa criada. Apontam para a nossa centralidade no mundo de querermos tudo do nosso jeito. Quando compreendemos esse funcionamento em nós se torna possível, ao invés de vivermos nesse processo automático, passarmos a perceber nossas necessidades e comunicá-las do lugar de quem sabe o quanto somos todos diferentes e o quanto nossa comunicação é essencial na criação do espaço de consideração. 

Neste processo de aprendizado diário nós, adultos e crianças seremos capazes de nos ouvir e nos considerarmos, ao invés de seguirmos frustrados nesta centralidade que tanto nos afasta. 

Quer aprender e construir esse espaço entre o estímulo e a resposta? Busque perceber a frustração, localize a expectativa, encontre a necessidade, reconheça as possibilidades de respostas e faça sua escolha. Podemos sempre reagir ou escolhermos como agir. Escolher como agir aponta para a responsabilidade de quem sou eu frente a este estímulo. Quem escolho ser. E assim, devagarinho, seguimos cuidando e aprendendo, um dia de cada vez sempre tendo também a oportunidade de vivermos o perdão quando não conseguimos agir e só reagimos. Vamos? 

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.