Castigo perde a força e a efetividade

Escrito em 30/09/2021
Daniella Faria


Oi Amores, tudo bem?

O castigo costuma ser muito eficiente no início de sua aplicação, mas logo perde eficácia. A criança que é colocada de castigo entende que só está nessa situação porque os adultos responsáveis a colocaram lá. Neste recurso de educação vemos as crianças agirem cada vez mais na direção de esconderem de seu pais suas falhas e erros na tentativa de evitarem o castigo. Se meus pais não souberem não tem castigo.

O ponto é que nesta lógica e deste entendimento, perdem contato com o aprendizado e a noção de consequência tão importantes para vida.

Nós pais, por outro lado, costumamos usar do castigo na intenção de que com nossa punição teremos o controle de que a criança agira de acordo com a nossa expectativa. Além disso, quando aplicamos o castigo acabamos distantes e na exigência tanto com as crianças quanto conosco. As crianças já deviam saber e nos já devíamos ter ensinado.

E agora pela força pensamos que vamos conseguir o comportamento desejado. Talvez num primeiro momento sim, mas depois veremos a resistência crescer nas crianças e a necessidade de mais intensidade do castigo por parte dos adultos para o mesmo efeito.

Entramos em uma disputa de força e veremos surgir a distância e a mentira em nossa relação. A falha, o erro não podem fazer parte e com toda a força tentamos evitar essa realidade. O fato é que no processo de aprendizado de todos nós, independentemente da idade, os acertos e erros fazem parte do caminho.

Com a aplicação das consequências chamamos nossos filhos para o aprendizado de que suas escolhas têm consequências e são eles quem vivem as consequências. Aplicamos consequências, demonstramos com o Ou você as opções de escolhas e suas consequências e com essas aplicações a criança está sendo convidada a perceber essa ligação entre sua atitude e consequência dela. 

Com isso, começa a aprender a escolher e cresce tanto com seus acertos como com seus erros. Nós somos acompanhantes de voo, convite a reflexão, ao aprendizado e quem aplica as consequências no dia-dia, deste lugar de quem também falha e está aprendendo também.

Nesse processo nos tornamos próximos, lugar seguro, compaixão e amor na vida da nossa família.  Nos tornamos um convite constante ao aprendizado contido em toda a oportunidade e juntos, vamos viver um dia de cada vez nesta linda jornada da vida. Eu topo e você?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.