Dificuldade para ir ao banheiro

Escrito em 28/09/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Tenho acompanhado muitas famílias nesse processo de aprendizado dos pequenos.

Quando a dificuldade em ir ao banheiro aparece, logo nos afligimos e partimos para garantir que as crianças consigam ir ao banheiro.

A criança normalmente entra em dificuldade quando teve alguma ou algumas experiências mais dolorosas. Entra num processo de desconfiança e medo e coloca toda a sua energia na direção de evitar esse momento. As fezes endurecem, machucam mais para sair e esse momento se torna terrível para crianças e para toda a família.

O caminho de aprendizado passa por confiar neste corpo que foi feito para ir ao banheiro além disso, ajudar a criança a perceber os avisos do seu corpo. O aviso do cocô costuma ser mais dolorido e até a criança compreender que o aviso é assim mesmo, pode ter medo desta sensação. Nosso papel é ajudá-la a conhecer como seu corpo funciona e estar ao seu lado neste aprendizado. É incrível ver as crianças retomando essa autonomia e sua alegria nesta conquista! Muito emocionante ver esse aprendizado acontecendo e todo o medo dar lugar à confiança e paz. Vamos juntos? Me conte aqui como tem ajudado seu filho a conhecer os avisos do seu corpo?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.