Estamos aprendendo

Escrito em 27/09/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Não gostamos de errar, mas o fato é que falhamos. Todos nós, pais, mães, filhos, professores, todos nós falhamos. Gosto muito da ideia da falha ligada ao melhor possível. Fazemos o melhor possível, mas somos falhos. Olhar para nós mesmos e para o próximo nesta premissa, nos convida a misericórdia, ao perdão e a compaixão conosco e com o próximo também.

Restam-nos duas opções para lidarmos com essa realidade da vida. Podemos olhar com a expectativa de que a falha não deveria estar acontecendo e partimos para exigir que já deveríamos saber o que ainda não sabemos. Ou podemos olhar como oportunidade de aprendizado e tirarmos dessa situação toda a informação para a próxima oportunidade. Entender essas duas possibilidades em nossa própria vida é fundamental para acolhermos e compreendermos as falhas daqueles a nossa volta!

Essas opções são muito diferentes e nos convidam a dois caminhos distintos também. A primeira nos mantém no erro, sem nenhum movimento de aprendizado e nos convida a escondermos esse lado em nós. Acabamos com vidas editadas para sempre mostrar somente tudo o que acertamos. A segunda opção escancara o nosso tamanho pequenino, escancara a vulnerabilidade que somos, o quanto não estamos no controle e o quanto estamos de fato, aprendendo. Nos convida a humildade e ao movimento do que podemos fazer diferente numa próxima vez com o aprendizado eu acabamos de adquirir.

Olhar para nós mesmos e para nossos filhos por essa perspectiva nos mantém em movimento, permite a aplicação e noção de consequência e um aprendizado concreto em todas as oportunidades disponíveis. A permanência da falha nos mantém humildes para o aprendizado de todo dia e nos permite a compaixão com o próximo.

Vemos crescer a responsabilidade, o aprimoramento das atitudes, a disponibilidade de aprender e juntos, seguiremos nesta jornada que pertence a toda a vida, a jornada de aprendizes que somos. A maior alegria é não estarmos sós pelo caminho.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.