Gatilhos para o descontrole

Escrito em 23/09/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Estamos aprendendo todos os dias e talvez um dos maiores aprendizados aconteça nesse constante afiar das nossas relações. São presentes diários, oportunidades de aprendizado e treino também. O ponto é que estamos sempre voltados para mudar o outro e acabamos frustrados e estouramos em cima daqueles que mais amamos.

Mudar o outro desse jeito que queremos não dá certo, ainda bem. Agora nós podemos sempre cuidar do que fazemos e aprofundar nosso aprendizado na direção da auto-observação e da lupa em nosso coração.

Neste processo, vamos descobrindo como, porque e como acontece o processo de frustração e mais, seremos capazes de perceber nossas necessidades e as necessidades do outro. Com essa postura que busca amar e compreender, sem nos desconsiderarmos, construiremos juntos esse espaço de consideração.

Com a lupa dentro do nosso coração e toda a auto-observação fica muito evidente a presença de algumas armadilhas: 1. Expectativa de que tudo aconteça como queremos. Não é assim que funciona e quando vamos para qualquer situação nessa premissa viveremos frustração e explosão na certa.  2. Nosso valor colocado no resultado. Nessa armadilha nos abandonamos na execução de qualquer tarefa, resultado? Explosão, exaustão e cobrança em cima de quem está a nossa volta. 3. Tanque vazio. Quando seguimos na desconsideração total de nossas necessidades acabamos o dia com a língua no pé, exaustas e impacientes. Mas a pergunta que não quer calar é: quem se colocou neste lugar?

É possível caminhar com tantos afazeres e tantas coisas importantes sem se abandonar. Vamos cuidar de vivermos o momento presente, fazendo o melhor possível, cuidando de percebermos as nossas necessidades, percebendo os desconfortos, nos considerando para então, amarmos e considerarmos o próximo. Assim a alta conta não chega e podemos viver, fluir, ajustar e conviver com mais alegria mesmo imersos em tantos afazeres.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.