Ela não come! Não sei o que fazer...

Escrito em 15/09/2021
Daniella Faria


Oi amores,

A alimentação é também um caminho de aprendizado, com dias melhores, outros mais difíceis e nós seguimos fazendo o melhor possível na direção da saúde. Mas é verdade, muitas vezes ficamos muito aflitos com esse processo e com isso, podemos cair em algumas armadilhas.

A maior de todas as armadilhas é querermos garantir que a criança coma e com isso, vamos restringindo sua alimentação também.  Outra armadilha é distrairmos a criança com eletrônicos na esperança de que ela coma sem perceber quando na verdade o propósito é chama-la ao processo de se alimentar, de descobrir novos sabores, de reparar nas texturas e , perfumes e cores doa alimentos.

É importante esclarecer que a restrição faz parte do desenvolvimento, principalmente após os 18 meses de vida, existem fases de mais abertura e de mais restrição. Sabendo disso, a maior armadilha é tentarmos garantir que comam com uma alimentação restrita e voltada a alimentos mais pobres em sua qualidade. Muitos de nós, pais têm medo de que a criança não consiga engolir, mas lembre-se ela tem um corpo sábio, funciona, foi feito para se alimentar para engolir, para descobrir novos sabores e para crescer. (sempre acompanhe com seu pediatra o crescimento dos filhos, é muito importante).

E nossa postura, mesmo em fase mais restritiva dos filhos pode permanecer como sendo o bom estímulo. Mantenha sempre nas refeições um ou dois alimentos que a criança já gosta e acrescente novidades. Podemos também trazer as crianças para o preparo dos alimentos com toda a segurança, podemos levar as crianças a ambientes favoráveis como a feira, mercadões. Podemos fazer do experimentar uma grande brincadeira entre nós e sempre mantermos a oferta variável e rica nas refeições. 

É muito importante que a nossa postura como pais continue na direção da saúde e da boa variedade alimentar. Devagarinho esse gosto pelo alimentar-se, pelas frutas, legumes vai chegando e veremos nossos pequenos numa linda relação com o alimentar-se. Quando paramos para perceber a importância e a vida contida nesse processo veremos gratidão surgir e a alegria de estar a mesa também. Então, atenção as armadilhas, essas sim atrapalham demais. Está quase na hora do almoço, hum que delícia! O que tem de bom por aí hoje?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.