Paternidade e maternidade

Escrito em 13/09/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Sabemos do nosso papel tão crucial como educadores, norte, margem do rio, disciplinadores dos nossos filhos, é muito importante mesmo, necessário e transformador. Mas hoje quero trazer para vocês o quanto esse caminho ao lado das crianças pode acontecer de forma amorosa e acolhedora. E o quanto o aprendizado por esse caminho é incrível de se viver.

Quando exigimos que nossos filhos já saibam ou que nós já tenhamos ensinado, abandonamos a oportunidade de aprendizado e exigimos de todos, crianças e adultos, que todos já deveriam saber o que estamos tendo a oportunidade de aprender neste exato momento.

O acolhimento não abandona o aprendizado, a responsabilidade, mas quando precede e acompanha nossas correções nos aproxima porque traz compaixão e a notícia do quanto todos somos falhos e estamos aprendendo hoje em nossas vidas.

Quando não compreendemos isso permanecemos na exigência, na expectativa e o que veremos são crianças e pais exigidos. Veremos todos justificando ou escondendo suas falhas e muito pouco aprendizado acontecendo. Acabamos preocupados com a imagem e não com quem realmente somos em nossas intenções, palavras e ações. Com as crianças não acontece diferente e podem ter essa postura conosco.

Falhamos todos, estamos todos aprendendo, que bom. Isso nos permite caminharmos acompanhados do Amor, compreensão, acolhimento e lógico, convite a responsabilidade e ao aprendizado. Vale a reflexão, estamos exigindo de nós mesmos e de todos a nossa volta ou nos percebemos aprendizes caminhando pela responsabilidade, integridade e humildade? Essa postura fará toda a diferença em nossa caminhada juntos, exatamente porque ela nos coloca próximos. Seguiremos como pais e educadores sempre mas seremos também próximos dos nossos filhos, seremos um lugar seguro.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.