Combinado?

Escrito em 09/09/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Os combinados são uma ferramenta muito potente no processo de educação. Quando chamamos a criança para um combinado estamos convidando-a a responsabilidade de cuidar da sua parte na relação entre nós. Estamos também convidando-a a cumprir o que é preciso, mesmo que para isso seja necessário postergar ou abandonar o seu querer.

O ponto que observo é que muitas vezes enquanto adultos, nos esquecemos que as crianças estão aprendendo, inclusive a fazer e cumprir combinados. É muito comum nos frustrarmos porque achamos que a ferramenta por si só já deveria funcionar e nos esquecemos do processo de aprendizado. Olha a expectativa ai gente!

Normalmente acontece assim: Convidamos ao combinado, a criança topa exatamente porque ela está com um pouquinho mais de espaço para fazer o que quer e depois, quando chega o momento de fazer o que precisa ela acaba por descumprir o combinado chorando ou insistindo para seguir no seu querer. Esse é mesmo o processo. E muitas vezes somos nós que frustramos nesta situação.

Quando compreendemos o que está acontecendo dentro da criança e o quanto esse é um processo, podemos compreender que essa postura faz parte da caminhada no ganho de responsabilidade e crescimento.  Parar de fazer algo que queremos para fazermos o que é necessário é um aprendizado, é desafiador inclusive para nós os adultos. Nos dizermos “não” é difícil porque estamos em busca do bem-estar imediato nestas situações, queremos do nosso jeito, as crianças também.

Por isso, para que o aprendizado aconteça para o comprimento dos combinados, nós também estamos aprendendo a acolher a criança ao invés de nos frustrarmos na nossa expectativa.  Estamos aprendendo a perceber o processo acontecendo.

Neste sentido, podemos neste momento de choro, utilizar do acolhimento e seguirmos em frente no que foi combinado. O choro nos conta do quanto está difícil e, ao sabermos disso, podemos atravessar este momento desafiador junto das crianças.

Neste espaço veremos crescer maturidade, responsabilidade e a capacidade de postergar o bem-estar imediato em nome de um bem maior. O caminho acontece ao caminhar e essa ferramenta nada mais é do que uma oportunidade de caminharmos juntos mais uma vez. Que bom!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.