Emoções

Escrito em 06/09/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Ás vezes nossas emoções parecem como tempestades em sua intensidade, força e efeito, tanto em nós com em nossas relações. Isso acontece dentro da gente e com as crianças também. Quanto mais compreendemos o funcionamento das emoções, sentimentos e temperamentos mais podemos compreender quem está a nossa volta.

Compreender o outro acalma a tempestade, acolher o próximo comunica nossa intensão de escutá-lo em sua necessidade. Repare bem como você se sente quando ao invés de exigência você recebe compreensão. Acalma não é mesmo? Acolhidos e compreendidos podemos perceber e comunicar nossas necessidades para o outro de um lugar possível de se ouvir. Na tempestade nossa intenção é comunicar, mas somos ventania e caos. Acabamos agredindo aqueles que mais amamos. É difícil isso, porque estamos sempre querendo esse acolhimento e compreensão, mas nesses momentos estamos longe disso.  Vamos nos questionar: como anda a nossa comunicação? Como estamos lidando com as nossas emoções, atitudes e palavras? O quanto oferecemos acolhimento e compreensão ao próximo?

Quanto agimos assim em nossas relações com acolhimento e compreensão, nos encontramos ainda na tempestade, mas ela passa, ela passa. A fúria, a braveza não são mais necessárias quando a compreensão já aconteceu. Cuidando da nossa parte transformaremos as nossas relações porque estaremos juntos neste caminho de tanto aprendizado e amor.

Talvez um dos pontos que mais possamos compreender no outro trata exatamente do quanto todos queremos tudo do nosso jeito e o quanto é desafiador vivermos a frustração ao encontrarmos a realidade diferente de nossas expectativas. Eu conheço essa ventania, você conhece essa ventania e as crianças também.

Ao nos encontrarmos nesse lugar, podemos juntos aprender com humildade a cuidarmos cada vez mais do que vai em nosso coração, nossas atitudes, palavras e intenções. Aprendemos comunicação e seguimos nesse cuidado diário. O maior presente para nós e nossos familiares é sabermos que mesmo na tempestade não estamos sós. E quando nos damos conta desse presente podemos ver Graça nesses momentos desafiadores. Podemos ver todos os corações sendo trabalhados. Podemos viver perdão entre nós. Que presente viver esses momentos juntos. Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.