Educar com autoridade e não com autoritarismo

Escrito em 24/08/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Quando temos filhos somos convidados a esse lugar muito importante: sermos a autoridade na vida dos nossos filhos. Isso significa que agimos como bons estímulos no seu processo de aprendizado. Ser um bom estímulo significa reconhecer essa criança em processo de aprendizado e agirmos como margem do rio, sempre trazendo em toda a oportunidade bons princípios e valores e criando essa conexão entre responsabilidade e liberdade.

No espaço da responsabilidade e de bons princípios a criança começa a entender o quanto nem tudo o que quer convém ou lhe leva a um bem maior. O quanto o bem-estar imediato pode gerar consequências desagradáveis. Através do acolhimento e de bons recursos como a aplicação do OU VOCÊ, combinados, muita conversa e de consequências diretas, convidamos a criança ao aprendizado em cada experiência. Acompanharemos as crianças no desenvolvimento da noção de consequência e capacidade de escolhas.

Neste lugar, apesar de existir desconforto, há acolhimento. O acolhimento se torna possível quando enxergamos em cada oportunidade uma possibilidade de aprendizado acontecendo. Quando percebemos o quanto estamos todos aprendendo se torna possível, mesmo com uma postura firme na aplicação de consequências por exemplo, fazermos isso com amor, compreensão e acolhimento.

Quando agimos a partir da expectativa de que a criança já deveria saber, ou conseguir acabamos caindo na postura autoritária. Nesta postura agimos pela força para fazer a criança fazer ou ser o que queremos. Agimos a partir da nossa expectativa frustrada, exigimos que ela já seja que gostaríamos.  E neste caminho, podemos acabar afastando as crianças do aprendizado.  O foco de atenção está nos adultos não saberem e, neste processo a criança perde contato com a noção de consequência e com as suas próprias escolhas.

Neste caminho, somos acompanhantes de voo e usaremos de todas as situações, com acertos e erros como oportunidade de reflexão, correção e de aplicação de bons valores. Usamos também de situações a nossa volta como possibilidades de reflexão e, neste espaço seguro de aprendizado constante, caminharemos juntos. Nos tornamos assim, espaço seguro para que o aprendizado aconteça. Vamos juntos? Estamos aprendendo também.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.