Elogiar e encorajar as crianças

Escrito em 21/08/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Nesta semana a live de quinta foi sobre esse tema que eu adoro. Existe uma diferença enorme quando elogiamos a criança no você é inteligente ou quando encorajamos ou elogiamos a criança em seu esforço.

Na primeira opção o efeito do já ser considerada inteligente dispara nas crianças e em nós também a tentativa de se manter sendo vista assim. Para isso a estratégia assumida é a de evitar situações mais desafiadoras para que continuemos inteligentes. Neste sentido, o desenvolvimento na oportunidade de aprendizado que acontece com acertos e erros ficam comprometidos.

Quando elogiamos no processo, no esforço, na ação, estamos colocando o valor da criança na entrega a reafirmamos o quanto é maravilhoso fazer o melhor possível. Nesta postura, os resultados são compreendidos como informação para o que é possível melhorar para a próxima vez. A percepção da criança é de que vale a pena se esforçar e, como consequência, tanto a sua entrega quanto seus resultados estão sempre sendo aprimorados. Sua atenção não está mais atrelada a proteção ou defesa de sua autoimagem. A criança e todos nós, nesta postura, estamos abertos e disponíveis para aprender.

Assista a live, acesse aqui

Foi muuuito bacana.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.