Processo de aprendizado

Escrito em 18/08/2021
Daniella Faria


Oi, tudo bem?

Muitas vezes na perspectiva da expectativa e exigência olhamos para o processo de aprendizado como algo que não deveria estar acontecendo. Todos já deveriam ter aprendido. Nós e as crianças. Fico feliz que não funcione assim, sabe por quê? É nesse caminho de aprendizado para todos que podemos nos amar, nos perdoar, aprender e acolher a nós e ao próximo nesse caminhar.

Quando compreendemos que as crianças também possuem seu coração falho, centralidade e a vontade de que tudo aconteça como quer, a birra pode ser compreendida tanto como a expressão desse processo acontecendo como também expressão do quanto esse aprendizado é difícil.

Para mim é difícil e para você? Compreendermos o processo faz toda a diferença para compreendermos as crianças. Reconhecermos nosso próprio processo de aprendizado no lidar com as expectativas, frustrações e exigências nos aproxima e permite que esse caminho de aprendizado não seja vivido só e sim, com toda a direção repleta de compreensão e compaixão.

Vamos corrigir, mas o ponto é de que lugar? De quem te compreende ou de quem exige que você já deveria ter aprendido? Essa mudança em nosso olhar fará toda a diferença na caminhada dos nossos filhos e da nossa família. O acolhimento no processo reconhece o aprendizado como parte de nosso dia a dia na vida de todos nós, pais e filhos.

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.