O que ela tem? 3 anos!

Escrito em 16/08/2021
Daniella Faria


Olá amores, tudo bem?

Quando olhamos para as crianças com expectativa e exigência pode acontecer de olharmos o processo de aprendizado como algo que não deveria estar acontecendo porque a criança já deveria ter aprendido e nós já deveríamos ter ensinado. Neste espaço de cobrança por todos os lados nos afastamos do aprendizado disponível, do treino que essa situação oferece.

Neste olhar podemos até cair na armadilha de exigirmos determinadas respostas não compatíveis com a idade das crianças. As crianças estão experimentando o forte querer e tendo a oportunidade de aprenderem que nem tudo será como querem. Estão aprendendo que há coisas que precisam fazer também.

Nossa postura quando carregada da expectativa de que a criança já deveria saber se afasta do acolhimento e da oportunidade de aprendizado contida nessa experiência. Quando compreendemos esse processo podemos viver com as crianças todo o acolhimento de quem conhece bem o processo de aprendizado, afinal estamos aprendendo também todos os dias. Nesse processo nos tornamos acompanhantes de voo e podemos ser gratos pelas oportunidades de todos os dias. Aprender é assim, todo dia é dia. Vamos junto das crianças nesse caminho?

Com amor, Dani

Desejar marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.