Exigência

Escrito em 09/08/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Estamos sempre caindo na armadilha da exigência com os outros, mas isso acontece conosco também. É muito comum, principalmente no que se refere a educação que exijamos que nossos filhos já saibam e exijamos que nós já deveríamos ter ensinado.

Esse lugar prende, nos coloca imóveis num espaço de cobrança sem fim. Os nossos filhos também. Uma tentativa sem fim e impossível na busca de votar ao passado e exigir que já deveríamos saber o que acabamos de aprender.

Esse lugar coloca nosso valor no resultado e nos retira do caminho de aprendizado. Quando saímos da expectativa e exigência compreendemos que todos os dias aprendemos, aprimoramos, acertamos e erramos. Quando reconhecemos a vida acontecendo assim, ao invés de tanta cobrança sobre os outros e nós mesmos, estaremos abertos, humildes e atentos a tudo o que na experiência de hoje, podemos aprender para que amanhã, ou na próxima oportunidade possamos aprimorar nossas posturas.

A atenção a esse espaço é fundamental para o processo de aprendizado existir. No lugar de já termos que saber de tudo nada se aprende. E nossa preocupação é sempre protegermos nossa própria imagem. Quando realizamos o quanto somos falhos e aprendizes, podemos enfim, aprender repletos de responsabilidade, humildade e gratidão.

Vamos juntos? 

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.