Chupeta e mamadeira: como tirar sem traumatizar?

Escrito em 04/08/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Esses momentos podem ser muito desafiadores principalmente para nós pais. O medo grande de traumatizar pode nos colocar numa armadilha perigosa. Quando compreendemos que desconforto faz parte da vida e faz parte do processo de crescimento e aprendizado, podemos olhar para esses momentos de transição e de construção de novos hábitos como grande oportunidade de ganho de autonomia, crescimento e saúde.

Quando associamos esse movimento natural e esperado da vida como possibilidade de traumas podemos cair na armadilha de não educarmos na direção do desenvolvimento e nos fixarmos na felicidade e conforto imediatos. Lembrando que neste espaço de conforto nada acontece. Nossa intenção muitas vezes é esperar que confortavelmente a criança fará uma mudança. Mas se olharmos a nossa própria vida, veremos que nesse espaço de conforto o que fazemos é nos esparramarmos ao invés de implementarmos o que se faz necessário.

Um dos grandes pontos da educação trata-se de ensinarmos que sempre será necessário fazermos o que precisa, o que nos leva a um bem maior e nem sempre isso se traduz em fazer o que se quer e em bem-estar imediato. Neste caminho há esforço, desconforto, aprendizado e um bem maior logo ali na frente. Vale a pena demais! E os frutos serão preciosos.

Então na retirada da chupeta, mamadeira, fralda, que costuma acontecer entre 2 e 3 anos é importante que percebamos o lindo movimento contido nesse processo. E esse movimento se repetirá em muitas ocasiões na vida em idades diferentes. Movimento de crescimento, desenvolvimento de novos recursos e aprendizado. A forma com que essa passagem é feita pode e deve ser com todo o acolhimento ao desconforto que provavelmente irá surgir. Mas a passagem precisa ser feita! Se estivermos na luta contra o desconforto, ou se estivermos na ideia de que nossos filhos não podem passa por esses momentos, a potência de crescimento estará totalmente prejudicada. O mais lindo desse processo é estarmos juntos e darmos a notícia mais linda: você está num momento desafiador, mas jamais você estará só nesse processo.

Vamos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.