Compaixão

Escrito em 29/07/2021
Daniella Faria


Olá amores, tudo bem?

“Somente quando conhecemos bem a nossa escuridão podemos nos mostrar presentes na escuridão do outro. “ Brené Brown

Frase forte, mas tão verdadeira! Olhar para o próximo com compaixão se torna possível quando com uma lupa gigante nos nossos corações podemos reconhecer as mesmas dores e desafios. Acolher o próximo nesta situação se torna possível porque somos capazes de compreender como ele se sente.

Ouvimos falar muito em empatia, em se colocar no lugar do outro, mas a compaixão vai além. Me colocar no lugar do outro ainda é não nos reconhecermos nesse lugar. Nos colocarmos no nosso espaço de dor, reconhecermos o coração falho e , deste lugar poderemos acolher, estar ao lado daqueles que mais amamos em seus momentos desafiadores e doloridos. A potência de amor deste encontro é incrível e a conexão que vivemos a partir dele também. Isso acontece porque neste encontro o amor não se encontra mais na performance ou no resultado, o amor não está no mérito. Porque se dependesse dele nenhum de nós mereceria.

Parece horrível pensar assim, mas quando enxergamos nosso coração e realizamos o quanto falhos somos, além de compaixão, a humildade também cresce em nosso coração. E através dessa postura nossa relação com Deus, com o outro e com nós mesmos se transformam. Deixamos a persona, a imagem e aprofundamos no que realmente importa, amar a Deus, o próximo e a mim também. E com isso, nossa identidade não estará mais no que temos, no que fazemos, no que as pessoas pensam sobre nós, não se define mais em nossos piores momentos e nem nos melhores.

Nesta relação com o Amor que nos amou primeiro e sem merecermos, todas as nossas relações são transformadas. O peso mundo sai das nossas costas e a liberdade chega ao coração. As falhas persistem, mas hoje nós as percebemos. O perdão, a compreensão e a compaixão passam a ocupar nossos corações e nossa vida! Que seja assim!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.