Manias das crianças

Escrito em 28/07/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

É muito comum que na infância, ou mesmo na vida adulta todos nós venhamos a desenvolver algumas manias. Elas surgem nessa relação com o nosso próprio corpo e com a vida a nossa volta. Costumam acontecer através de determinados comportamentos que temos a dificuldade de controlar. Tirar a pelinha, roer a unha, mexer no cabelo, chupar o dedo etc.

A mania acontece como um espaço de conforto frente algum estímulo ou momentos mais desafiadores na vida. Na infância o novo está sempre presente e as crianças em desenvolvimento ainda não possuem muitos recursos para lidar com essas situações. Sendo assim, é muito comum que fases com algumas manias aconteçam.

É importante prestarmos atenção na intensidade e frequência. Caso seja muito intenso vale sempre buscar ajuda. Nós vamos seguir na direção de ajudá-las a desenvolverem mais recursos para lidar com emoções e desafios.

Para lidarmos com a mania em si gosto muito de 3 estratégias:

1:Observaçao de quando acontece e observação dos recursos das crianças com os desafios da rotina.

2. Observação se estamos educando pela expectativa e exigência e se a pressão não está vindo de nós.

3: com a mania em si lidar com a ocupação da criança com outra coisa, no sentido da distração, além de acolhermos os sentimentos das crianças e buscarmos objetos de acolhimentos para o aconchego necessário.

Vamos! Juntos aprendendo todos os dias a vivermos um dia de cada vez!

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.