Você queria que fosse assim?

Escrito em 23/07/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Um grande desafio em nosso coração está em sairmos da expectativa de que o outro seja como eu quero, já saiba o que preciso e como preciso ou até mesmo leia pensamentos. Você queria que fosse assim? 

A nossa comunicação pode acontecer de duas formas: Pela expectativa e exigência nós estamos sempre no que você já deveria saber e não sabe e, acabamos frustrados e irritados. Ou seguimos pela comunicação de nossas necessidades e, como não falamos pelo espaço de cobrança, as chances de sermos considerados aumenta significativamente.

A diferença entre estes dois caminhos é enorme. No primeiro caminho partimos de um lugar de cobrança de dívida. No segundo caminho estamos abertos a encontrar o outro, consideramos e chamamos o outro a considerar as nossas necessidades.

Mas Dani, como eu faço para perceber o que eu preciso? Quando vi, já foi.... já me frustrei, explodi e cobrei a dívida.  Um dos pontos primordiais para mudarmos essa história é percebermos o processo de desconforto e irritação dentro de nós quando ainda está pequeninho. Escute e pergunte-se: o que eu preciso? Depois de obter a resposta comunique ao outro e pergunte se ele pode te ajudar.

Essa postura não garante a resposta do outro, adoraríamos que garantisse, mas essa postura nos coloca atentos as nossas posturas e a comunicação não violenta de nossas necessidades. Quanto mais cuidamos de nossa comunicação mais respeito somos e mais seremos considerados.  Isso porque o outro não necessita mais se defender de nossos ataques nos atacando também. A escuta e a colaboração podem enfim surgir entre nós. 

Vamos cuidar da nossa parte?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.