É comum fazermos isso quando ninguém nos escuta

Escrito em 20/07/2021
Daniella Faria


Oi amores,

Espero que esteja bem, vamos falar mais um pouquinho sobre comunicação. Quando vamos na direção do outro repletos de expectativa, a frustração é certa porque nos colocamos no centro do mundo e esperamos que o outro seja quem gostaríamos e do jeito que queremos.
 
Esse lugar nos leva a uma armadilha muito comum: levamos a resposta do outro para o lado pessoal, ficamos ofendidos e acabamos reagindo tirando conclusões do outro. Essa conclusão acaba sempre se referindo a nós. Não me ama, não me respeita, não se importa. Isso não é verdade. Esse olhar é somente a nossa frustração, a nossa centralidade em forma de conclusão e ataque. Esse funcionamento é muito difícil, porque acaba por nos distanciar em julgamento e exigências, além de nos colocar na lógica do fazer para sermos amados. Não encontramos o outro, infelizmente, é tudo sobre nós.
 
Quando compreendemos nosso coração falho podemos cuidar para evitarmos esses movimentos automáticos, seja a expectativa, centralidade, o tomarmos como pessoal e tirarmos conclusões. Podemos partir que assim como nós, falhos que somos, o outro está fazendo o melhor possível. Desta forma, podemos olhar para o outro com mais compaixão e compreensão. Vamos na direção de encontrar o outro, viver esse encontro e construirmos juntos a relação com as necessidades que se apresentam.
 
Os desafios na comunicação pertencem a todos nós. Cuidarmos do encontro com o outro e da escuta com acolhimento e compaixão nos retira das armadilhas tão nocivas nas nossas relações. Vamos um dia de cada vez? É o que temos! Cuidando sempre do que fazemos, do que dizemos e das nossas intenções. Assim, atentos, nossas relações estarão mais cuidadas e caso a reatividade aconteça o perdão e o aprendizado podem acontecer em mais essa oportunidade.
 
Que nesse aprendizado constante com a nossa parte, possamos nos encontrar em amor, compaixão, troca e perdão! Que Deus nos acompanhe nessa caminhada!
 
Vamos!?
Com amor, Dani
 
Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.
Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.