Você fala e ninguém te escuta?

Escrito em 19/07/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Queremos tanto ser ouvidos, não é mesmo? Mas como anda a nossa comunicação? É comum chegarmos para falar com o outro repletos de expectativa de que seremos ouvidos e atendidos como esperamos.

Acontece, que na primeira falta de escuta, disponibilidade ou atenção, pronto, estouramos. Aí partimos para a segunda tática, explodimos porque partimos para exigir que o outro seja o que queremos. Nessa imposição o outro responde reativamente e, no fim do dia ninguém escuta ninguém. Triste né? Acabamos distantes e sozinhos!

Mas vamos pelo começo, como anda a nossa comunicação? Como podemos cuidar dela para que encontremos o outro ao invés de nos distanciarmos. Vamos buscar esse caminho: toda vez que encontrarmos o outro podemos cuidar de nos relacionarmos com ele ao invés de irmos cheios de expectativas (relacionamento conosco).

Quando encontramos o outro, olhamos o outro, vemos se está ocupado ou não, perguntamos se tem um minuto e se pode nos ouvir. Nesse caminho, saímos da expectativa e vamos para a relação real onde cada um cuida da sua parte. Nesse momento, podemos colocar as nossas necessidades, o que precisamos, e perguntamos se o outro pode nos ajudar. O quando, o como e de que jeito serão construídos nesse encontro vivo entre nós, é vida real acontecendo. Somos todos falhos buscando fazer o melhor possível. Acredite, a alegria de nos ouvirmos e nos considerarmos é gigante.

Vamos tentar assim?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.