Como lidar com essa competição entre irmãos?

Escrito em 15/07/2021
Daniella Faria


Oi amores, tudo bem?

Uma das armadilhas mais comuns e que contribui para a competição entre as crianças ocorre quando assumimos uma postura de juiz na relação entre eles. Quando compreendemos o quanto todos nós em nossos temperamentos desrespeitamos e as crianças também, fica mais fácil compreender e ajudar quando o conflito entre eles acontece.

Nosso ponto de atenção precisa estar em não colocarmos nenhuma das crianças em vantagem ou desvantagem. É muito comum colocarmos alguém como vítima o outro como vilão e entrarmos na situação como salvadores. Nessa postura, perdemos de vista os temperamentos e a situação como um todo. Podemos acabar sempre corrigindo a agressão da criança que possui temperamento mais impaciente e colocamos em vantagem a criança que pode por exemplo, desrespeitar com o provocar, o desdenhar, o ignorar, todas agressões mais silenciosas. Percebe?

Nosso papel não é o de juiz, mas sim o de ajuda na comunicação e justiça quando chamamos todos a cuidarem do que fazem e a escutar as necessidades alheias. Por isso, quando um dos filhos vier correndo reclamando do irmão, ou quando já ouvirmos aquele choro que tanto nos leva a conclusões, vamos fazer diferente? Podemos ir até as crianças e convidar cada um a dizer para o outro o que não gostou, depois podemos perguntar se alguém tem algo a pedir perdão (todos tem) e depois, podemos colocar o quanto não admitimos que se relacionem desta maneira. Podemos até aplicar uma consequência para ambos.

O ponto é que nessa postura que convida a justiça e a responsabilidade de cada um cuidar da sua parte saímos do lugar do juízo tão disputado pelas crianças, saímos da injustiça também, afinal todos são chamados a cuidar de sua parte. Quando assumimos o lugar de juiz veremos crescer a disputa e a briga por uma razão, estão disputando nosso juízo. E outra briga se faz sempre necessária para tentarem reverter o placar.

Quando nos tornamos auxílio de comunicação, justiça e convite a responsabilidade não disputarão mais pelo juízo porque a justiça e o convite a responsabilidade se fazem presentes. Estamos todos aprendendo a nos relacionarmos, os irmãos também. Nesse espaço de responsabilidade e perdão, veremos mais leveza, amizade e cumplicidade surgir, afinal a disputa por nós não se faz necessária. Cada um tem seu canal de amor e nossa convivência não acontece com vantagem e desvantagem.

Mesmo com a diferença de idade a justiça é importante, correção de ambos sempre e a disputa não se instala!

 Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.