Temperamentos: cada um tem o seu

Escrito em 13/07/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

 

Quando estudamos os temperamentos fica muita mais tranquilo compreender as dificuldades e facilidades no convívio com aqueles que mais amamos. Gosto muito da ferramenta SOAR para o entendimento dos temperamentos porque, além de identificar o temperamento essa ferramenta propõe um movimento para que em qualquer temperamento, nossa direção seja a flexibilidade. 

 

Funcionamos de forma diferente, mas a desconsideração pelo outro acontece quando agimos e olhamos para o outro com rigidez e nos tornamos inflexíveis em nosso entendimento de mundo. Olhamos do lugar de razão. Nesta postura, deixamos de aprender, de somar, deixamos de ouvir o próximo. Acabamos impondo a nossa forma e muitas vezes nos tornamos desrespeito em nossas relações. 

 

Mais do que isso, quando compreendemos as nossas diferenças de funcionamento pela janela dos temperamentos podemos nos unir neste caminho de aprendizado que tem como consequência o melhor convívio, mais respeito e amor, mesmo com nosso funcionamento diferente.

 

A flexibilidade é a saída do temperamento enrijecido fazendo uso de nós, muitas vezes de forma inconsciente e, a chegada da possibilidade de escolha. Não é mais o meu temperamento que faz uso de mim, somos nós que agimos dentro de uma gama maior de possibilidades de postura frente ao estímulo recebido. 

 

Nesse sentido, o funcionamento diferente do outro me traz a possiblidade riquíssima de aprender. E para o outro eu também me torno aprendizado. Juntos, mais flexíveis e com escuta nos completamos nessa linda oportunidade de conviver, amar e aprender! 

Vamos?

Com amor, Dani