Pare! Reflita! Comunique!

Escrito em 02/07/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

Esse talvez seja mesmo o maior desafio para todos nós. Pelo menos comigo tem sido. E com você?! Me escreve nos comentários!

Quando a realidade se apresenta nosso piloto automático costuma agir da seguinte forma: Ficamos frustrados da expectativa que tínhamos e partimos para exigir, ainda na tentativa de que pela força, faremos a realidade ser o que esperamos.

Nesse processo, saímos do aprendizado e prendemos o outro também no espaço do você já deveria saber, já deveria ter feito e nos exigimos também no eu já deveria saber ou já deveria ter te ensinado.

Nesse caminho sentimos o peso da exigência e colocamos esse mesmo peso em cima das pessoas que mais amamos.

O espaço para pararmos, refletirmos para então comunicarmos está sendo aprendido e cuidado diariamente. Não é nossa resposta automática, mas podemos aprender a responder assim. Quanto mais reconhecemos o quanto somos falhos mais compaixão e compreensão podemos oferecer a falha do outro. Quanto mais reconhecemos a nossa condição vulnerável mais podemos amar a acolher a vulnerabilidade alheia.

Quanto mais ouvimos nossos desconfortos mais seremos capazes de percebermos nossas necessidades e comunicá-las em forma de pedido ao invés de seguirmos fazendo exigências. Nesse espaço de escuta e consideração podemos sair da disputa de força e da briga com a realidade e abraçá-la em toda a oportunidade que as circunstâncias nos trazem para cuidarmos de nosso coração, atitudes, intenções e palavras.

Somos falhos e a falha ainda permanecerá pois ela carrega em si um lindo propósito. Continuarmos pequenos, aprendizes, repletos de compaixão e necessitantes de Deus e uns dos outros. Vamos um dia de cada vez?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.