Oi gente, tudo bem?
Sinto a maternidade e a paternidade como uma longa caminhada com nossos filhos. Passamos por muitos momentos, desafios, alegrias, conquistas, aprendizados, vivemos juntos muitas paisagens pelo caminho.
Nesta caminhada, seguimos sempre sustentados por nossos princípios e valores como trouxe no post anterior. Temos a missão de apontarmos direção, estarmos juntos a cada passo com todos os desafios e conquistas que nele acontecem. Uma longa trajetória repleta de amor, entrega, crescimento, transformações e muito aprendizado para todos, pais e filhos.
Refletindo sobre a amizade chego a me emocionar, é uma relação em que há escolha, lealdade, confiança mútua, há amor, há Graça. Escolhemos compartilhar a vida. Escolhemos abrir nossos corações, não é mesmo? Escolhemos estar juntos. Será que podemos além de pais vivermos essa relação com nossos filhos? Eu acredito que sim.
Podemos ser mães e pais ao longo desse caminho e vivermos essa troca tão especial de uma amizade com nossos filhos. Jamais deixaremos de ser pai e mãe, mas podemos compartilhar a vida também em amizade com nossos filhos.
O nosso processo de educação tem tudo a ver com essa construção. Quando caminhamos na educação com acolhimento, compaixão e convite a responsabilidade, além da noção e aplicação de consequência, estamos juntos das crianças no processo de aprendizado e nossa autoridade se faz presente pelo encontro de respeito e amor. A proximidade que conquistamos no acolhimento nos proporcionam o compartilhar tão precioso dos momentos de dor que todos vivemos.
Saímos do lugar de garantia que tanto nos convida ao autoritarismo ou a permissividade e passamos a nos encontrar na vida acontecendo em seu aprendizado diário. Nesse lugar, como pais e amigos seguiremos juntos pelo caminho, tendo a alegria de termos uns aos outros como companheiros de viagem.
Com amor, Dani
Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.
Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.