O exemplo ensina

Escrito em 22/06/2021
Daniella Faria


Oi gente, tudo bem?

É verdade, somos exemplo para nossos filhos, mas a reflexão que quero nos propor é a seguinte: Somos exemplo do que? Você já fez essa reflexão?

Muitas vezes, esse espaço colocado no exemplo que somos costuma vir repleto de expectativas e exigências de performance perfeita. Já reparou? Queremos ser exemplos do dar conta de tudo, dos acertos, da coisa certa. Isso é bom! Mas há uma armadilha aí!  O fato é que também erramos, falhamos, não damos conta de tudo, também desrespeitamos. Nesses momentos, nosso piloto automático nos leva a armadilha de justificarmos nossas ações nas atitudes alheias, dentre outras estratégias. O convite que faço a todos nós hoje é percebermos que com essas posturas também estamos sendo exemplo, mas será que um bom exemplo?

Percebo que o melhor exemplo que podemos ser para os nossos filhos inclui a oportunidade de sermos reais, responsáveis e humildes nesse processo. Mas o que isso significa?

É fato que não vivemos só em acertos, nós erramos e muitas vezes com as crianças diretamente.  Quando não assumimos nossas falhas esse é o exemplo que estamos sendo para nossos filhos. Podemos escorregar para a hipocrisia que considera o erro alheio inaceitável, mas o nosso próprio justificável. É crucial percebermos o quanto nessa lógica teremos a distância acontecendo entre nós, afinal a criança compreende que não há justiça da nossa parte, muito menos acolhimento e convite ao aprendizado. Percebe?

Só acertos não é possível, não é real, mas podemos ser exemplos de responsabilidade e humildade nos erros também. Esse espaço que contêm arrependimento, perdão, restauração se torna um espaço também de união. Os erros são cuidados ao invés de disfarçados, justificados, camuflados. Sermos exemplo de quem também erra, mas lida com essas falhas com responsabilidade, integridade, respeito, perdão e possibilidade de aprendizado para próxima nos convida a um caminho incrível com os nossos filhos.

Vamos juntos?

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.