Fazer o que quero vs Fazer o que preciso

Escrito em 17/06/2021
Daniella Faria


Oi amores! Tudo bem?

Considero que este talvez seja um dos propósitos mais fundamentais dentro do processo de educação. A liberdade como consequência de um caminho de responsabilidade é realmente um caminho lindo de se viver.

Muitas vezes, ficamos tão aflitos em vermos nossos filhos desconfortáveis que acabamos atendendo as crianças em seu querer e abandonamos o que precisa ser feito. Nos enchemos de esperança de que por fazerem o que querem, farão o que precisa, mas não acontece assim. Basta ver nosso funcionamento.

Quando percebemos que nem tudo que queremos nos faz bem, quando saímos da lógica de bem-estar imediato podemos perceber e ensinar as crianças que toda escolha tem consequências. O aprendizado de fazermos o que precisa é diário, a luta dentro de nós e das crianças também.

Quando compreendemos o bem maior e os bons princípios envolvidos nesse processo, podemos nos acalmar quando mostramos as crianças que antes vem o que precisa ser feito para que depois o querer possa acontecer. Nessa lógica, consideramos a criança e seu o querer, mas convidamos as crianças a viverem esse espaço dentro da responsabilidade que também está sendo desenvolvida. Estamos todos aprendendo, vamos juntos? 

Com amor, Dani

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.

Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.